A l v e n a r i a  E s t r u t u r a l

 

SISTEMA CONSTRUTIVO: ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO

 

A ALVENARIA ESTRUTURAL é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto.

No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, encarregados de receber o peso da obra. Aqui, pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes – chamadas portantes – distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação.

Na ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificação do processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com conseqüente redução do tempo de execução e dos custos.

A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo total da obra. Bem utilizado, o sistema pode baratear a construção em média 30%, em relação ao sistema convencional de estrutura em concreto armado, conforme ilustra as diversas fotos dessa página e a lista de vantagens do sistema mais adiante.

   

   Hoje nos EUA, Inglaterra, Alemanha e muitos outros países, a Alvenaria Estrutural atinge níveis de cálculo, execução e controle similares às aplicadas na estrutura de aço e concreto, constituindo num econômico e competitivo sistema racionalizado, versátil e de fácil industrialização.

ECONOMIA, SEGURANÇA, QUALIDADE e RAPIDEZ DE EXECUÇÃO, permitem à Alvenaria Estrutural adequar-se tanto a obras populares como de padrões mais elevados. O projeto Cingapura, de verticalização de favelas de São Paulo, tem hoje cerca de 14 mil unidades em prédios de 5 ou mais pavimentos, construídos em Alvenaria Estrutural. Por outro lado, inúmeros edifícios, de padrões médio e alto, podem ser vistos em bairros nobres da capital paulista.

Enfim, é possível desenvolver um sistema racionalizado que resulta na melhoria da qualidade do produto final e em significativa economia na obra.

Veja em nosso site, na seção "Downloads", um vasto material técnico e de pesquisa acerca do uso da Alvenaria Estrutural em obras de construção civil: catálogos, manuais, procedimentos ilustrados, fotos, exemplos, etc. 

Se preferir, entre em contato conosco sem compromisso para maiores informações e detalhes, ou para auxiliá-lo em sua construção. Fornecemos todo o suporte técnico e orientação para a sua equipe de obra.

Para resumir, listamos abaixo as seguintes VANTAGENS na utilização do sistema de Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto na execução de sua obra, gerando uma redução média de custo de 30%:

1   - Economia de fôrmas, armaduras e concreto

2   - Redução de mão-de-obra e tipos de materiais

3   - Facilidade de projeto, detalhamento e supervisão da obra

4   - Técnica de execução simplificada

5   - Eliminação de rasgos para embutir instalações

6   - Redução do resserviço e do retorno ao imóvel para corrigir falhas

7   - Redução de espessuras de revestimentos

8   - Resistência ao fogo, bom isolamento térmico e acústico

9   - Durável, exige pouca manutenção

10 - Racionalização da execução das obras e maior velocidade

11 - Redução de quebras, desperdícios e entulho na obra

12 - Os blocos de concreto podem ser produzidos em resistências variadas

13 - Podem ser produzidos com diferentes formas, cores e texturas

14 - Possuem vazados de grandes dimensões que permitem a passagem de tubulação elétrica e, em alguns casos, sanitárias

15 - Apresentam baixíssima variação de dimensões, evitando desperdícios por quebras em obra

 

 Aplicação de revestimento cerâmico diretamente sobre os blocos de concreto.

 

 Espessura de revestimentos: gesso direto sobre blocos (0,3 cm) e reboco sobre blocos (0,5 cm).

 

CUIDADO com blocos fora de Norma! Sua obra certamente está saindo mais cara!

 Diferenças entre blocos de concreto normalizados e blocos "caipiras" informais encontrados no mercado.